… por uma Cidade Sustentável. (S t-I)

…por uma Cidade Sustentável.

Este segmento será direcionado para (re)leituras da paisagem da cidade a partir de seu núcleo original, na Cidade Baixa. Serão analisadas as transformações na paisagem urbana, a partir do processo de crescimento espontâneo, nesta cidade, bem como resultantes de intervenções urbanas, procedimentos administrativos de governança, além de outros fatores resultando o desenho e a feição urbana de uma paisagem multifacetada em constante (trans)formação.

Teremos como Pano de Fundo a questão ambiental, esta sempre aberta e em pauta, em meio a debates e discussões, como um chamamento à população para observar, (re)conhecer e participar, enquanto protagonistas que somos nesta complexa relação  Sociedade e Natureza, envolvendo o poder público, e a sociedade civil, num contexto democrático de gestão urbana.

Outras abordagens serão consideradas, a exemplo das transformações ocorridas pelo processo de auto-construção de moradias subnormais, em circunstâncias especiais, tais como a demanda por moradias dignas, no contexto crônico de famílias absolutamente carentes, fenômeno que se observa em todas as cidades do Brasil e do Mundo. Esperamos que esse interesse possa evoluir para uma preocupação a ser legitimada para que possamos enveredar pelo conhecimento e análise comparativa das soluções tradicionais e de abordagens modernas, criativas e humanas da Questão Habitacional, como uma das veredas a percorrer na imensidão do fenômeno urbano.

Neste momento, alertamos que estamos em processo de abertura desse veículo de comunicação e que havemos de nos espelhar em experiências vividas, enquanto permanecermos em abstração de idéias, a partir de narrativas advindas do convívio do mundo vivido, conforme nosso modo fenomenológico de interpretar o espaço na ótica do conceito de Mundo da Vida.

As transformações na paisagem urbana serão o fio condutor para atrair novos olhares e alternativas para a cidade, por toda a extensão do espaço urbano, traçando comparativos, procurando refletir sobre o conceito de Cidade Sustentável, e evoluir para uma cidade real e possível, a cidade que queremos.

Tags: mundo vivido, sociedade e natureza, cidade sustentável.

 

 

 

 

 

 

Tags: sociedade e natureza, mundo vivido, cidade sustentável.

2 comentários

Postagens aleatórias

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Cancelar resposta

2 Comentários

  • João Paulo Marinho
    5 de setembro de 2018, 02:28

    Descobri hoje essa Home Page e apesar de ainda ter pouco conteúdo postado, eu gostei do estilo por ser bem diversificado. Espero poder acompanhar o crescimento dela. Parabéns!

    RESPONDER
  • Marli Olívia
    23 de janeiro de 2019, 17:02

    Sou estudante de geografia e ADOREI a proposta desta revista eletrônica, espero que ela floresça e se desenvolva em sua plenitude. Estarei acompanhando de perto as novas postagens.

    RESPONDER