ALEXANDRE MAGNO

ALEXANDRE MAGNO

Historiografia. Serie A. Texto 1. Introdutório.

 

Alexandre III da Macedônia  ou Macedónia  (356 a 323 a.C.), conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno, foi rei (basileu) do reino grego antigo da Macedônia e um membro da dinastia argéada. Último grande Faraó do Egito – 332 a 323 a.C. – conquistou o país da dominação persa.

 

A Cidade de Alexandria, antes apenas uma vila de pescadores, foi escolhida pessoalmente, por ele, para ser a capital egípcia do seu império. Outras Alexandrias foram construídas no mundo antigo, por ordem de Alexandre, mas foi a egípcia a única que se tornou realmente famosa e um importante centro cultural, arquitetônico, econômico e político no mundo antigo. Infelizmente, Alexandre, o Grande, nunca chegou a ver nada disso. É que ele morreu em Babilônia, com pouco mais de 30 anos, antes que seu projeto de cidade fosse concretizado.

 

Além de poucas inscrições e fragmentos, textos escritos por contemporâneos de Alexandre  que o conheceram pessoalmente, foram perdidos, com exceção de pesquisas feitas na antiguidade. Entre os contemporâneos que escreveram os feitos de sua vida estão Calístenes – o historiador das campanhas de Alexandre; os generais Ptolomeu e NearcoAristóbulo, um jovem oficial; e ainda Onesícrito, um timoneiro de Alexandre. Com o tempo, parte desses trabalhos também desapareceu.

 

Um dos primeiros historiadores não contemporâneos a escrever sobre Alexandre foi Diodoro Sículo (século I a.C.), seguido por Quinto Cúrcio Rufo (no século I), Arriano (século I e II), o biografo Plutarco (século I e II), e finalmente Marco Juniano Justino, cujo trabalho foi feito no século IV. Os relatos de  Arriano são geralmente considerados os mais confiáveis, já que ele usou textos de Ptolomeu e Aristóbulo como fonte. Diodoro também é citado como uma ótima fonte dos fatos. (Roisman 2010, p. 186)

 

Nascido em Pela, no ano 356 a.C.. Durante sua juventude, Alexandre foi orientado pelo filósofo Aristóteles até os 16 anos. O jovem príncipe com vinte anos de idade, sucedeu no trono o rei Filipe II, seu pai, assassinado em 336 a.C., do qual herdou um reino forte e um exército experiente.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre,_o_Grande. Acesso em 20 SET 2018.

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Cancelar resposta