Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/cronicasdocotidiano.org/web/wp-content/themes/pressroom/functions.php on line 73
À Santa Dulce dos Pobres – Crônicas do Cotidiano

À Santa Dulce dos Pobres

À Santa Dulce dos Pobres

À Santa Dulce dos Pobres…

…em Roma, os brasileiros suplicam por um milagre!

A liberdade religiosa é garantida pela Constituição Federal de 1988‎. No artigo 5º, O Brasil é considerado um Estado Laico desde o ano de 1890, tendo na sua Constituição diversos dispositivos que amparam a liberdade de religião.  Portanto, O Art. 5º, inciso VI, descreve:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[…]

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

(…) Então, de acordo com o princípio da laicidade,

O Estado Brasileiro é laico/secular, (…) teoricamente, prega a desagregação da religião e seus valores sobre os atos governamentais. Em uma democracia, a pluralidade de crenças e valores é incalculável, justamente por pousar sobre a liberdade. E o Estado deve agir com o máximo de neutralidade e igualdade possível com relação as mais diversas pautas, por isso, a laicidade é um princípio crucial para a manutenção da democracia e os direitos individuais e coletivos.”.

Fonte: O princípio da laicidade na Constituição Federal de 1988 / Acesso em 31/10/2019

 (http://www.justificando.com/2019/02/14/o-principio-da-laicidade-na-constituicao-federal-de-1988

Na sociedade brasileira, o catolicismo permeia um princípio constitucional, com 65% da população.  Os grupos evangélicos se encontram em franca expansão. Outras religiões, ainda que ocultamente, se declararam crentes. Portanto, a religião está presente na vida de 92% dos brasileiros, enquanto apenas 8% de brasileiros que não possuem vinculação à igreja ou expressam qualquer crença religiosa, segundo dados do último Censo Demográfico Cultural do IBGE em 2010. (Fonte: Sitio Eletrônico Oficial do IBGE)


Fonte: Site oficial do IBGE

Brasil, um Estado “laico”?

Embora no texto constitucional brasileiro o Brasil seja considerado um Estado Laico, o Princípio da Laicidade não se  caracteriza assim , em termos absolutos. O Estado Brasileiro, religiosamente, apresenta fortes e nítidas influencias religiosas, respeitando-se as diversas e variadas práticas e seus cultos religiosos. Portanto, sobre a laicidade brasileira caracterizam-se uma indiscriminada religiosidade e um Estado “crente”.

O ateísmo surge timidamente na população brasileira, mas contraditoriamente sem que a população se afaste do espírito e da prática religiosa, como se o ateísmo assumisse uma certa religiosidade no cenário das convivências cotidianas e sociais. Assim, o princípio da laicidade ainda busca por crescer e se propagar além da crença e da tradição religiosa. Entretanto, como tendência é de se esperar que o ateísmo venha a se manifestar no meio social, mas em “tempos lentos”.  Todavia,  

“.(…) No panorama atual, o Brasil não adota uma religião oficial, mas ocultamente se identifica com os valores e princípios católicos. Diagnostica-se assim, que a nossa laicidade atua no ponto em que o Estado respeita (ou deveria respeitar) as demais religiões e suas propagações, até que a própria sociedade brasileira não venha admitir a participação da religião também na política. A Utopia (Estado Laico/Povo religioso) gradativamente se consolida graças aos poucos compactadores conscientes da importância que possuí a imparcialidade religiosa na busca pela igualdade.”.

In. http://www.justificando.com/2016/04/05/acesso-a-agua-e-componente-basico-do-direito-a-moradia-adequada/Acesso em 31/10/2019.

Enquanto (con)vivemos em meio às nossas adversidades, fortalecidos pela Fé que nos permeia, resta-nos a alegria e a certeza que Santa Dulce dos Pobres nos protegerá, a nós pobres e ricos, e ao Brasil, que esperamos continuará sendo um Grande País e ainda será uma grande e próspera Nação.

Amada Santa Dulce, poderosa intercessora junto a Jesus, estamos diante de Ti para implorar pelo Teu auxílio. Clamamos a Ti a misericórdia pelo povo brasileiro que sofre e implora por socorro.  Santa Dulce peça a Jesus pelo nosso povo, pelas nossas casas, nossas escolas, nossos locais de trabalho, nossos hospitais, nossos comércios, nossos restaurantes, nossas praças, nossas avenidas, nossas calçadas e nossas estradas, para que não haja nenhum atentado, chacina, tragédia e acidentes. Sara, Santa Dulce, esta nação que Te clama. Dá-nos uma chance de mudança e transforma, junto a este país, o coração do Teu povo. Oh, Santa Dulce, não permita que os valores das famílias e o amor a Deus sejam destruídos por pessoas que escarnecem o nome de Deus. Santa querida, eu Te entrego o Brasil em Tuas mãos e creio que atenderá o meu pedido, em nome do Senhor Jesus Cristo! Amém!

Postagens aleatórias

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Cancelar resposta